Direitos sociais e educação se destacam em programação de oficinas e debates da Mostra Pajeú de Cinema

Oficinas, rodas de diálogo e palestras fazem parte da programação em quatro municípios do Sertão pernambucano; exibição de filmes continua até o próximo sábado (18/5) no Cine S. José (Afogados da Ingazeira), com entrada franca.



Assim como a exibição de filmes, atividades de formação e reflexão são de importância central para uma mostra de cinema. Elas proporcionam conhecimentos específicos e possibilitam ao público participar das principais discussões do meio cinematográfico. Pensando nisso, a 5ª Mostra Pajeú de Cinema promoveu uma série de atividades formativas gratuitas ao longo de sua programação, de 03 a 18 de maio em Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Neste ano, a MPC contou com duas oficinas: a “Oficina Rápida de Cinema Ligeiro”, ministrada em Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy pela realizadora pernambucana Eva Jofilsan e que contempla as possibilidades estéticas das vinhetas audiovisuais; e a já tradicional Oficina de Crítica Cinematográfica com a jornalista e professora sergipana Suyene Santos, realizada nos dias 10 e 11 em Afogados da Ingazeira.

“É importante despertar nos jovens o desejo de ir além do cinema comercial. Procurar conhecer a história da arte e como diferentes linguagens podem coexistir”, diz Suyene. “Foram dias muito produtivos e com uma turma interessada”, completa.

Suyene, mestre em comunicação pela UFS e especialista em jornalismo cultural pela Universidade Tiradentes (Unit), ministrou aulas sobre as diferentes formas de crítica e o contexto do ofício no cenário contemporâneo do cinema.

Arte e resistência - Ao longo da programação, também foram realizadas rodas de diálogo e palestras, com convidados como o cineasta pernambucano Pedro Severien (Todas as Cores da Noite), que discutiu a relação entre cinema e direitos humanos para alunos de escola pública em Carnaíba, e a sessão especial do projeto Andanças, com sessão ministrada pela ativista Dayvi Santos, técnica em Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Educação.

Os debates e filmes exibidos destacam a luta pela igualdade de gêneros, além de discutir temas como machismo e a violência e preconceito contra a população LGBTQ+. “Este ano decidimos nos posicionar como resistência. Precisamos refletir e discutir essas pautas e para isso contamos com o cinema como importante forma de expressão”, diz Bruna Tavares, coordenadora de formação da MPC.

Cinema e Educação - A MPC também esteve presente em instituições de ensino da rede pública de Afogados da Ingazeira. Na Escola Cônego João Leite Gonçalves de Andrade os pesquisadores Thiago Anthunes e Amanda Ramos ministraram a mesa “Cinema Dentro e Fora da Escola”. “Cinema é um instrumento poderoso para a educação por mexer com a imaginação e oferecer muitas possibilidades. É um diálogo maravilhoso”, comenta Anthunes.

A 5ª MPC continua até o próximo sábado (18/5) no Cine S. José, em Afogados da Ingazeira, com curtas e longas de vários estados brasileiros. A sessão de encerramento será com o documentário pernambucano “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”, de Marcelo Gomes, e contará com a presença do produtor João Vieira Jr. 

Sobre a MPC - A 5ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Rádio Pajeú AM, Gerência Regional de Educação - Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.